sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Resenha de Filme: Guardiões da Galáxia

Finalmente chegou o tão esperado Guardiões da Galáxia! O filme faz parte da "fase 2" da Marvel Studios -- a série de filmes que levarão a Os Vingadores 2 -- e apresenta um ambiente completamente novo. A trama passa por novos planetas e espécies, o que expande de forma gigantesca o universo apresentado até agora nos cinemas. Essa história se passa completamente fora da Terra, e traz um grupo que com certeza irá cativar o público.

A Marvel fez uma aposta arriscada ao trazer às telas um grupo desconhecido de heróis, mas deixou clara a proposta desde o primeiro trailer, e conseguiu criar um clima de curiosidade e ansiedade pelo filme. Nessa mistura de ação, aventura espacial e comédia temos como protagonistas Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Groot (Vin Diesel), Rocket (Bradley Cooper) e Drax (Dave Bautista). Eles são um grupo de criminosos e mercenários, que precisam se unir para salvarem suas próprias vidas e impedirem uma ameaça contra o universo inteiro.

Ao contrário da impressão que tive com o trailer, o filme não começa com o grupo formado. Durante a primeira parte do filme os espectadores conhecem os personagens à medida que eles conhecem uns aos outros. Como era de se esperar, suas motivações iniciais são completamente egoístas. Porém, desde o início é impossível negar que há uma identificação entre os personagens: todos eles perderam alguma coisa, todos tiveram que sobreviver da forma que puderam, mesmo que no crime.

Essa não é uma história de redenção, onde os bandidos viram mocinhos. É uma história sobre amizade sim, mas entre pessoas que não abandonam o jeito malandro e desajustado. Muito pelo contrário: o fato de serem foras da lei é sua maior vantagem. Também não se engane pensando que o filme se propõe a ser uma ficção científica séria. Como vimos nos trailers, essa é uma experiência de pura diversão. Sim, os efeitos especiais são excelentes e a ação é eletrizante. Mas em nenhum momento Guardiões da Galáxia se leva a sério demais e para de fazer piadas. As risadas são garantidas durante todo o filme, e as referências constantes aos anos 70 e 80 nos lembram daquelas coisas que são toscas, mas que nós amamos.

Mesmo estando tão distantes do nosso planeta, os personagens não causam estranheza. Peter, por ser meio humano e ter nascido na Terra, é a principal conexão que temos com esse universo. Ele é irônico e atrapalhado, mas não tem nada de bobo. Podemos encontrar um pouco de nós mesmos em cada membro da equipe. A amizade entre Rocket (cujo nome no Brasil mudou para Rocky -- provavelmente por causa da dublagem) e Groot mostra que eles se completam: um é forte e bondoso, o outro é inteligente e impulsivo. Gamora e Drax são muito bons de briga, mas podem deixar suas motivações pessoais atrapalharem. Com certeza esse filme ligará os anteriores a Thanos e aos mundos intergaláticos da Marvel, porém ele pode ser assistido tranquilamente por qualquer pessoa que nunca tenha ouvido falar nos personagens. 

Minha recomendação é: veja Guardiões da Galáxia o quanto antes! 

Ouça a música do trailer, para entrar no clima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...